Lei 3621

ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO PARA O EXERCÍCIO DE 2020.

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L E I N.º 3 6 2 1
De 09 de dezembro de 2019.

PROJETO DE LEI Nº 3802/2019, de 21.11.2019.

ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO PARA O EXERCÍCIO DE 2020.

JOSÉ LUIS ROMAGNOLI, PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BATATAIS, ESTADO DE SÃO PAULO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, ETC.,

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BATATAIS APROVOU E EU SANCIONO E PROMULGO A SEGUINTE LEI:

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º – Esta Lei estima a Receita e fixa a Despesa do Município para o exercício financeiro de 2020, compreendendo:

I – O Orçamento Fiscal referente aos Poderes do Município, seus fundos especiais, órgãos e entidades da administração direta;

II – O Orçamento da Seguridade Social, abrangendo as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta, bem como os fundos instituídos e mantidos pelo Poder Público.

CAPÍTULO II

DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL

SEÇÃO I

DA ESTIMATIVA DA RECEITA

Art. 2º – A Receita Orçamentária é estimada na forma dos quadros I, I-A, II e III, que fazem parte integrante desta Lei, em R$ 199.178.739,00 (cento e noventa e nove milhões, cento e setenta e oito mil, setecentos e trinta e nove reais) e se desdobra em:

I – R$ 166.258.929,00 (cento e sessenta e seis milhões, duzentos e cinquenta e oito mil, novecentos e vinte e nove reais) do Orçamento Fiscal; e

II – R$ 32.919.810,00 (trinta e dois milhões, novecentos e dezenove mil, oitocentos e dez reais) do Orçamento da Seguridade Social.

Art. 3º – A receita será arrecadada na forma da legislação em vigor, com a estimativa constante do seguinte desdobramento:

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| E S P E C I F I C A C A O | FISCAL | SEGURIDADE SOCIAL | TOTAL |
|———————————————————————————————————————————-|
| 1 – ADMINISTRACAO DIRETA | | | |
| RECEITAS CORRENTES | | | |
| impostos, taxas e contribuições de melhoria | 31.932.700,00 | 4.300.000,00 | 36.232.700,00 |
| receita patrimonial | 871.000,00 | 0,00 | 871.000,00 |
| receita de serviços | 19.270.000,00 | 0,00 | 19.270.000,00 |
| transferências correntes | 129.939.229,00 | 26.594.810,00 | 156.534.039,00 |
| outras receitas correntes | 1.960.000,00 | 0,00 | 1.960.000,00 |
| deduções p/o fundeb | -19.894.000,00 | 0,00 | -19.894.000,00 |
| |—————————————————————-|
| Total das Receitas Correntes | 164.078.929,00 | 30.894.810,00 | 194.973.739,00 |
| |—————————————————————-|
| RECEITAS DE CAPITAL | | | |
| alienação de bens | 515.000,00 | 0,00 | 515.000,00 |
| transferências de capital | 1.665.000,00 | 2.025.000,00 | 3.690.000,00 |
| |—————————————————————-|
| Total das Receitas de Capital | 2.180.000,00 | 2.025.000,00 | 4.205.000,00 |
| |—————————————————————-|
| Total da Administração Direta | 166.258.929,00 | 32.919.810,00 | 199.178.739,00 |
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SEÇÃO II

DA FIXAÇÃO DA DESPESA

Art. 4º – A Despesa é fixada na forma dos quadros I, I-B, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI e XII, que fazem parte integrante desta Lei, em R$ 199.178.739,00 (cento e noventa e nove milhões, cento e setenta e oito mil, setecentos e trinta e nove reais), na seguinte conformidade:

I – R$ 132.484.432,00 (cento e trinta e dois milhões, quatrocentos e oitenta e quatro mil, quatrocentos e trinta e dois reais) do Orçamento Fiscal; e

II – R$ 66.694.307,00 (sessenta e seis milhões, seiscentos e noventa e quatro mil, trezentos e sete reais) do Orçamento da Seguridade Social.

Art. 5º – A Despesa fixada está assim desdobrada:

I – POR CATEGORIA ECONÔMICA:

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| E S P E C I F I C A C A O | FISCAL | SEGURIDADE SOCIAL | TOTAL |
|———————————————————————————————————————————-|
| 1 – ADMINISTRACAO DIRETA | | | |
| DESPESAS CORRENTES | 112.297.951,00 | 64.540.407,00 | 176.838.358,00 |
| DESPESAS DE CAPITAL | 17.686.481,00 | 2.153.900,00 | 19.840.381,00 |
| RESERVA DE CONTINGENCIA OU RESERVA DO RPPS | 2.500.000,00 | 0,00 | 2.500.000,00 |
| |—————————————————————-|
| Total da Administração Direta | 132.484.432,00 | 66.694.307,00 | 199.178.739,00 |
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II – POR ÓRGÃOS DE GOVERNO:

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| E S P E C I F I C A C A O | FISCAL | SEGURIDADE SOCIAL | TOTAL |
|———————————————————————————————————————————-|
| 1 – ADMINISTRACAO DIRETA | | | |
| | | | |
| CAMARA MUNICIPAL | 8.070.000,00 | 0,00 | 8.070.000,00 |
| | | | |
| GABINETE DO PREFEITO | 4.694.000,00 | 16.500,00 | 4.710.500,00 |
| | | | |
| SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANCAS | 10.598.000,00 | 0,00 | 10.598.000,00 |
| | | | |
| SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO | 43.285.000,00 | 0,00 | 43.285.000,00 |
| | | | |
| SECRET.MUNIC.DESENVOLVIMENTO ECONOMICO | 341.000,00 | 0,00 | 341.000,00 |
| | | | |
| SECRET. MUN. DE ASSIST.SOC. E CIDADANIA | 41.900,00 | 7.592.515,00 | 7.634.415,00 |
| | | | |
| SECRETARIA MUNIC DE ESPORTES E LAZER | 1.831.264,00 | 0,00 | 1.831.264,00 |
| | | | |
| SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRACAO | 5.425.000,00 | 0,00 | 5.425.000,00 |
| | | | |
| SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE | 0,00 | 59.085.292,00 | 59.085.292,00 |
| | | | |
| SEC.MUN.DE OBRAS E PLAN.E SERV.PUBLICOS | 46.664.159,00 | 0,00 | 46.664.159,00 |
| | | | |
| SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE | 1.558.568,00 | 0,00 | 1.558.568,00 |
| | | | |
| PROCURADORIA GERAL DO MUNICIPIO | 1.157.100,00 | 0,00 | 1.157.100,00 |
| | | | |
| SECRETARIA MUNIC DA CULTURA E TURISMO | 6.068.441,00 | 0,00 | 6.068.441,00 |
| | | | |
| CONTROLADORIA GERAL DO MUNICIPIO | 250.000,00 | 0,00 | 250.000,00 |
| |—————————————————————-|
| Total da Administração Direta | 129.984.432,00 | 66.694.307,00 | 196.678.739,00 |
| | | | |
| 2 – RESERVA DE CONTINGENCIA | | | |
| | | | |
| Reserva de Contingência | 2.500.000,00 | 0,00 | 2.500.000,00 |
|———————————————————————————————————————————-|
| Total do Município | 132.484.432,00 | 66.694.307,00 | 199.178.739,00 |
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III – POR FUNÇÕES:

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| E S P E C I F I C A C A O | FISCAL | SEGURIDADE SOCIAL | TOTAL |
|———————————————————————————————————————————-|
| | | | |
| 01 – LEGISLATIVA | 8.070.000,00 | 0,00 | 8.070.000,00 |
| | | | |
| 02 – JUDICIARIA | 250.000,00 | 0,00 | 250.000,00 |
| | | | |
| 03 – ESSENCIAL A JUSTICA | 2.829.100,00 | 0,00 | 2.829.100,00 |
| | | | |
| 04 – ADMINISTRACAO | 11.913.900,00 | 0,00 | 11.913.900,00 |
| | | | |
| 06 – SEGURANCA PUBLICA | 2.725.000,00 | 0,00 | 2.725.000,00 |
| | | | |
| 08 – ASSISTENCIA SOCIAL | 0,00 | 7.609.015,00 | 7.609.015,00 |
| | | | |
| 10 – SAUDE | 0,00 | 59.085.292,00 | 59.085.292,00 |
| | | | |
| 11 – TRABALHO | 6.188.459,00 | 0,00 | 6.188.459,00 |
| | | | |
| 12 – EDUCACAO | 43.285.000,00 | 0,00 | 43.285.000,00 |
| | | | |
| 13 – CULTURA | 1.447.640,00 | 0,00 | 1.447.640,00 |
| | | | |
| 15 – URBANISMO | 23.233.805,00 | 0,00 | 23.233.805,00 |
| | | | |
| 16 – HABITACAO | 50.000,00 | 0,00 | 50.000,00 |
| | | | |
| 17 – SANEAMENTO | 17.049.895,00 | 0,00 | 17.049.895,00 |
| | | | |
| 18 – GESTAO AMBIENTAL | 1.558.568,00 | 0,00 | 1.558.568,00 |
| | | | |
| 20 – AGRICULTURA | 180.000,00 | 0,00 | 180.000,00 |
| | | | |
| 22 – INDUSTRIA | 36.000,00 | 0,00 | 36.000,00 |
| | | | |
| 23 – COMERCIO E SERVICOS | 125.000,00 | 0,00 | 125.000,00 |
| | | | |
| 26 – TRANSPORTE | 90.000,00 | 0,00 | 90.000,00 |
| | | | |
| 27 – DESPORTO E LAZER | 6.452.065,00 | 0,00 | 6.452.065,00 |
| | | | |
| 28 – ENCARGOS ESPECIAIS | 4.500.000,00 | 0,00 | 4.500.000,00 |
| | | | |
| 99 – RESERVA DE CONTINGENCIA | 2.500.000,00 | 0,00 | 2.500.000,00 |
| |—————————————————————-|
| Total do Município | 132.484.432,00 | 66.694.307,00 | 199.178.739,00 |
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CAPÍTULO III

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

Art. 6º – Fica o Executivo autorizado a abrir créditos suplementares em reforço às dotações orçamentárias, mediante o uso dos recursos previstos no art. 43, da Lei Federal nº 4.320/1964, observados os limites:

I – de 10% (dez por cento) do total da despesa fixada, constante do art. 4º, desta Lei;

II – do valor da dotação consignada como Reserva de Contingência, para cumprir as determinações dos artigos 5º, III, “b”, da Lei de Responsabilidade Fiscal e 8º, da Portaria Interministerial STN/SOF nº 163/2001.

Parágrafo único – A dotação consignada como Reserva de Contingência servirá igualmente para cobrir a abertura de Créditos Adicionais Especiais, autorizadas em Lei.

Art. 7º – Além do disposto no artigo anterior, fica o Executivo igualmente autorizado a abrir créditos suplementares:

I – necessários ao cumprimento de vinculações constitucionais, legais e de convênios ou congêneres, até o limite das sobras de exercícios anteriores desses recursos e do seu excesso de arrecadação em 2020;

II – vinculados a operações de crédito, até o limite dos valores contratados, desde que não incluídos na estimativa de receita constante desta Lei;

III – destinados a cobrir insuficiências nas dotações orçamentárias dos grupos de natureza de despesa “Pessoal e Encargos Sociais”, “Juros e Encargos da Dívida” e “Amortização da Dívida”, até o limite da soma dos valores atribuídos a esses grupos, e quando para atender ao pagamento de sentenças judiciais nas condições e formas determinadas pela Constituição, até o limite de 20% (vinte por cento) da soma dos valores dos grupos de despesas;

IV – para melhorar a eficiência na execução dos programas por meio de reforços de dotações, usando-se como recurso a anulação de dotações de créditos de outras ações, nos termos do art. 43, § 1º, inciso III, da Lei 4.320/64, até o limite de metade da receita prevista para o exercício.

Art. 8º – Na abertura dos créditos adicionais de que tratam os art. 6º e 7º, bem como nas transposições, remanejamentos e transferências de que trata o art. 167, inciso VI da Constituição, fica vedada a anulação parcial ou total de dotações provenientes de emendas individuais, efetuadas na forma e condições prescritas nos §§ 9º, 10 e 11, do art. 166, da Constituição.

§ 1º – Não se aplica a proibição contida no “caput”, em relação à parte excedente, se as emendas individuais parlamentares ultrapassarem o limite de 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da Receita Corrente Liquida do exercício de 2019, ou não observarem a divisão do limite estipulado no § 9º, do art. 166, da Constituição.

§ 2º – Até 30 dias após a publicação desta Lei, o Poder Executivo informará ao Poder Legislativo, quando for o caso, que a Receita Corrente Liquida de 2019 é menor do que a Receita Corrente Liquida estimada para 2020, e quais os valores totais a serem considerados como de execução obrigatória e não obrigatória.

§ 3º – Recebido o informe de que trata o § 2º, o Poder Legislativo indicará ao Executivo, no prazo de 15 (quinze) dias, como deverão ser consideradas as emendas para efeito do § 11, do art. 166, da Constituição.

§ 4º – Não recebendo a indicação prevista no parágrafo anterior, o Executivo reduzirá as dotações decorrentes das emendas individuais de maneira proporcional à variação para menos da Receita Corrente Liquida estimada para 2020 e à efetivamente ocorrida em 2019, salvo quando isso inviabilizar tecnicamente a realização da despesa no exercício, hipótese em que a solução deverá ser dada na forma em que dispor a Lei de Diretrizes Orçamentárias do exercício de 2020.

Art. 9º – Os créditos orçamentários com dotações inseridas ou aumentadas por emendas parlamentares individuais são de execução obrigatória no exercício até o limite de 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da Receita Corrente Liquida efetivamente ocorrida em 2019, observada a meação determinada no § 9º, do art. 166, da Constituição e salvo quando houver impedimentos de ordem técnica.

§ 1º – O Poder Executivo deverá encaminhar à Câmara Municipal, o cronograma de execução das Emendas Parlamentares, em até 30 dias da vigência desta Lei.

§ 2º – Na ocorrência de impedimento de ordem técnica, serão adotadas as medidas previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias do exercício de 2020.

§ 3º – Se for verificado pelo Executivo que o comportamento da receita e da despesa durante o exercício poderá levar ao descumprimento das metas de resultado fiscal, o montante de execução obrigatória das emendas parlamentares previstas no § 11, do art. 166, da Constituição, poderá ser reduzido na mesma proporção da limitação de empenhos que vier a ser imposta na forma da Lei de Responsabilidade Fiscal (art. 8º).

Art. 10 – Fica o Executivo autorizado a realizar, no curso da execução orçamentária, operações de crédito nas espécies, limites e condições estabelecidos em Resolução do Senado Federal e na legislação federal pertinente, especialmente na Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000.

Art. 11 – As metas fiscais de receita e de despesa e os resultados primário e nominal, apurados segundo esta Lei, constantes do Demonstrativo da Compatibilidade da Programação do Orçamento com as Metas de Resultados Fiscais, atualizam as metas fixadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias do exercício de 2020.

Art. 12 – As Leis do Plano Plurianual e das Diretrizes Orçamentárias consideram-se modificadas por Leis posteriores, inclusive pelas que criem ou modifiquem, de qualquer modo, programas, ações e valores, ou que autorizem esses procedimentos.

Art. 13 – As transferências financeiras da Administração Direta para a Indireta, incluídas as efetuadas para a Câmara Municipal, e vice-versa, obedecerão ao que estiver estruturado pelos créditos orçamentários e adicionais.

Art. 14 – Esta Lei entra em vigor em 1º de janeiro de 2020.

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BATATAIS, EM 09 DE DEZEMBRO DE 2019.

JOSÉ LUIS ROMAGNOLI
PREFEITO MUNICIPAL

PUBLICADA NO GABINETE DA PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE BATATAIS, NA DATA SUPRA.

ELIANA DA SILVA
OFICIAL DE GABINETE